estilo de vida saudável

Você conhece a Medicina do Estilo de Vida?

Recentemente conheci o termo Medicina do Estilo de Vida. Fui pesquisar sobre o assunto para entender melhor e vi que se trata de algo que eu já pratico e compartilho, é claro que dentro das minhas atribuições enquanto professora de yoga e consultora de bem-estar, afinal, eu não sou médica, mas pesquiso e me interesso imenso pela área da saúde.

Foi através do Yoga que despertei para enxergar a saúde a partir de uma perspectiva integral. O trabalho com os óleos essenciais veio reafirmar isso. O todo não vai estar bem se as partes que o compõem não estiverem em equilíbrio: falo aqui da saúde física, saúde mental, saúde emocional, saúde espiritual e saúde social. Esses são pilares do bem-estar e da qualidade de vida.

Já a Medicina do Estilo de Vida consiste no uso terapêutico de intervenções no estilo de vida baseadas em evidência científica com o intuito de tratar e prevenir doenças relacionadas ao estilo de vida, principalmente as doenças crônicas. Busca-se mudar hábitos nocivos e promover comportamentos saudáveis nos seguintes pilares estruturais: nutrição, saúde do sono, atividade física, gestão do stress, relações sociais e redução da exposição a substâncias nocivas.

Dois motivos pelos quais comecei a praticar yoga foram justamente alguns desses pilares: gestão do stress e qualidade do sono. O yoga me ensinou sobre a importância de uma alimentação correta, o poder da minha respiração para gestão do stress, de fazer pausas e descansar, de respeitar e movimentar o meu corpo e de cultivar boas relações. E é isso que compartilho com alunos e clientes e também em família.

“A Medicina do Estilo de Vida conta com o empoderamento do paciente, que se torna cada vez mais informado e ativo no processo de transformação da saúde. A mudança do estilo de vida pode atuar em conjunto com um tratamento médico preexistente ou, em muitos casos, eliminar a necessidade de medicamentos e até reverter completamente doenças comuns como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, gota, doenças autoimunes, entre outras.” Fonte: Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Eu acho isso fantástico, e você? Promoção da saúde e prevenção é tudo!

Com carinho,

Isabela

Já imaginou praticar yoga do conforto da sua casa ou de onde você estiver, sem a necessidade de perder tempo e/ou dinheiro com o deslocamento, e ainda assim contar com orientação profissional e segurança para a sua prática?

Contamos com o diferencial de aulas online ao vivo e personalizadas conforme as necessidades e os objetivos de cada aluno.

QUERO SABER MAIS

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *