Por que Santosha?

“Do contentamento vem a obtenção da mais elevada felicidade [bem-estar].” Yoga Sutras de Patanjali, II, 42.

Dentre os princípios éticos do Yoga, chamados Yamas e Nyamas, está Santosha, que quer dizer contentamento.  Santosha é algo que surge espontânea e necessariamente como consequência do progresso no Yoga, e da jornada de autoconhecimento em geral.

A alegria própria de santosha não é a aquela dos desejos satisfeitos, ao contrário, surge ela de um deleite do ser consigo mesmo, a partir de um desapego dos frutos da ação e de uma indiferença em relação às circunstâncias. Possui santosha aquele que mantém seu ritmo e sua alegria interior num ambiente de guerra ou paz, num clima de chuva ou sol.

O yogue é um ser feliz e em paz, pois sua profunda alegria não se desfaz segundo as circunstâncias. O contentamento atua como uma armadura protetora que não permite que o ser sucumba diante dos revezes.

Santosha é uma bênção do alto a todos aqueles que perseveram no caminho, e demonstra que o Yoga deve ser praticado com responsabilidade, porque sendo um processo acelerado de crescimento, deve se dar sem violentações, de modo natural.

Assim surge a proposta do Santosha Bem-estar e Equilíbrio, que a partir de práticas como yoga, reiki e meditação busca levar os praticantes a conhecer e desfrutar desse profundo estado de contentamento, que conduz à felicidade plena.

 

Já imaginou praticar yoga do conforto da sua casa ou de onde você estiver, sem a necessidade de perder tempo e/ou dinheiro com o deslocamento, e ainda assim contar com orientação profissional e segurança para a sua prática?

Contamos com o diferencial de aulas online ao vivo e personalizadas conforme as necessidades e os objetivos de cada aluno.

QUERO SABER MAIS