óleos essenciais

Sobre validações científicas para práticas integrativas

Meditar e utilizar óleos essenciais tem inúmeros benefícios que a ciência ocidental já consegue provar. Acalma a mente, relaxa o corpo, alivia dores crônicas, reduz o stress e a ansiedade, melhora o sono, a imunidade, promove concentração, etc, etc, etc. Parece existir um movimento da ciência ocidental em “validar” todos os conhecimentos ancestrais, milenares, orientais tão antigos quanto o mundo, yoga, meditação, aromaterapia, medicina tradicional chinesa, etc como se só depois dessa validação é que de fato a gente pode ter certeza que eles funcionam e então nos convencemos de que sim, meditar faz bem, praticar yoga faz bem, usar óleos essenciais faz bem. Temos “indicadores” que conseguem medir isso.

Mas não existem indicadores que medem e quantificam o progresso espiritual e o autoconhecimento que tais práticas integrativas nos proporcionam, porque isso é único de cada pessoa, de cada experiência e vivência. Não existe uma régua pra medir essa jornada. Como diz minha professora, é uma experiência de primeira pessoa e cada um tem a sua, isso não é algo para comparações. A minha convicção no yoga, na meditação, nos óleos essenciais e em tudo quanto é prática e terapia integrativa vem da experiência profunda e transformadora que eu tive ou da que eu pude proporcionar a alguém através do meu trabalho. É claro que a validação da ciência ocidental importa e é muito bem-vinda, mas não adiantar a gente apenas acreditar em números e indicadores externos que “provam” que uma coisa vai nos fazer bem, se a gente também não se abrir de verdade pra isso. Não existe cura e progresso quando não há disposição e apara tal. Entendem o que quero dizer?

Eu ia postar só uma foto dizendo que meu dia começa depois da minha prática pessoal e que hoje utilizei o arbovitae pra meditação, amoooooo os óleos amadeirados. Trazem muita calma, estabilidade, relaxamento e harmonia. Mas pensando no que escrever, veio tudo isso e achei bem pertinente também.

Ótimo domingo!

Com carinho,

Isabela

Já imaginou praticar yoga do conforto da sua casa ou de onde você estiver, sem a necessidade de perder tempo e/ou dinheiro com o deslocamento, e ainda assim contar com orientação profissional e segurança para a sua prática?

Contamos com o diferencial de aulas online ao vivo e personalizadas conforme as necessidades e os objetivos de cada aluno.

QUERO SABER MAIS

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *