Yoga em Braga yoga nas empresas

Saúde nas Empresas: Como o Yoga pode ser importante para sua empresa?

Veja como a prática em seus vários aspectos e técnicas podem ser utilizados para aumentar a Saúde nas Empresas de seus colaboradores e empresários.

Yoga traz uma inteligência milenar que integra corpo e mente utilizando-se de técnicas que promovem a qualidade de vida de forma muito eficaz tanto no aspecto físico, como comportamental. Com o estilo de vida cada vez mais sedentário essa prática foi adaptada para o ambiente de trabalho e recebeu o nome de OfficeYOGA, Yoga Laboral ou Yoga Empresarial, onde o tempo de duração de cada aplicação varia de 15min à 1h e pode ser usado nos diversos ambientes da empresa sem precisar de uma infraestrutura específica para isso.

Mas por que seria importante para as empresas adotar o Yoga para seus colaboradores?

Porque no Yoga, além dos exercícios físicos (muito parecidos com a ginástica laboral), trabalha-se de forma mais integral com técnicas como: Asana (técnicas corporais), Pranayamas (técnicas respiratórias), Tratakas (exercícios para os olhos) Bandhas (contrações de plexos e glândulas), Mudras (gestos com as mãos), Meditação (controle da atenção), Kriyas (técnicas de purificação), além de alguns princípios éticos como Tapas (superação), Ahimsa (não agressão), Swadhyaya (autoestudo) que são importantes para a boa relação de funcionário-empresa e seu desenvolvimento profissional. Todas elas são trabalhadas em conjunto.

Stress é algo importante para o corpo, pois faz com que ele use um nível maior de energia para fazer o que precisa ser feito. Mas quando ele atinge um nível constante, começa causar desde tensões musculares, insônia, má alimentação a problemas mais sérios de doenças ocupacionais como LER e DORT a depressão, problemas cardíacos, entre outros.

Para combater o stress o foco do Yoga, como muitos pensam, não é somente promover o relaxamento, mas um aumento na sua energia! Com mais energia o colaborador realiza suas tarefas de forma melhor e com mais atenção. E se tiver um aumento muito grande no seu nível de tensão, a consciência corporal e respiratória irá ajudar no seu autocontrole.

O Yoga trabalha a consciência do indivíduo, criando um processo de autoobservação e valorização da saúde, o que acaba se estendendo para os momentos fora da empresa procurando cultivar hábitos saudáveis, se alimentando melhor, dormindo melhor, fazendo escolhas melhores e contribuindo para a diminuição do absenteísmo.

A atenção é, basicamente, o que canaliza as forças físicas, mentais e emocionais para uma direção. Colocamos nossa atenção no que achamos importante. Dentro da empresa, um colaborador mais atento é um colaborador mais produtivo.

Mais ainda, atenção também é saúde!

Se você coloca o foco nos problemas, nas dificuldades, na doença, na pressão do trabalho, no prazo curto do projeto, é isso que irá ocupar boa parte do seu tempo mental.

O controle da atenção é à base de trabalho do Yoga. Isso significa que se um colaborador está atento, está presente de corpo e alma naquilo que esta fazendo. A solução é o foco, não o problema. O compromisso não é apenas com o resultado, pois eles são importantes, mas com a excelência nas ações!

Existe uma infinidade de aplicações para a prática de Yoga nas empresas:

No inicio do expediente quando os funcionários chegam à empresa, após o almoço, em atividades como reuniões, treinamentos e eventos, também são ótimas oportunidades para aplicar o Yoga Laboral ou também o Yoga do Riso, mas esse é para outro artigo.

Por Fabiano Benassi

Já imaginou praticar yoga do conforto da sua casa ou de onde você estiver, sem a necessidade de perder tempo e/ou dinheiro com o deslocamento, e ainda assim contar com orientação profissional e segurança para a sua prática?

Contamos com o diferencial de aulas online ao vivo e personalizadas conforme as necessidades e os objetivos de cada aluno.

QUERO SABER MAIS

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *