autoconhecimento equilíbrio inspiração

Que tipo de pessoa se interessa por yoga?

Por Gilberto Schulz (yogaemcasa.net

Podemos afirmar com segurança que todo ser humano tem predisposição ao yoga. Tanto no sentido do interesse como da aptidão.

Talvez essa afirmação pareça estranha num primeiro momento, mas isso se deve a uma falta de entendimento claro sobre o que é yoga como sobre o que realmente almejamos para nossas vidas. Quer ver só?

Vou procurar nesse breve texto explicar porque entendo existir em todas as pessoas uma tendencia natural para buscar o que é proposto por esse conjunto de conhecimentos e técnicas físicas e mentais voltadas ao autocuidado e ao autoconhecimento que chamamos de yoga.

O yoga atende aos anseios naturais e universais do ser humano

Quem não gostaria de ferramentas práticas aliadas a direcionamentos claros que nos ajudem a melhor compreender, preservar e operar esse complexo corpo-mente-sentidos?

Mais do que isso, que seja também um mapa com o potencial de nos libertar do labirinto de uma busca incessante por algo, que ora entendemos por felicidade ora por paz.

Um caminho que leve a esse tesouro escondido no âmago da nossa própria natureza que se traduz na vivência de uma espécie de liberdade interna que muitos nem imaginam existir.

O yoga no sentido da sua aplicação concreta se traduz exatamente num momento no qual investigamos nossas possibilidades físicas e sutis ao mesmo tempo em que estimulamos o bom funcionamento de toda essa estrutura que nos serve de morada e veículo.

Por mais diferente ou estranho que possa parecer, tudo que é proposto pelo yoga tem uma conexão direta com nossas características e necessidades físicas e mentais básicas no sentido de nos conduzir não a uma condição idealizada de nós mesmos, mas a nossa melhor versão possível.

Recuperação, manutenção e prevenção física e mental

Viver não costuma ser fácil. A gente acaba se desgastando, nosso corpo tende a ficar desalinhado, nossa mente desestabilizada, as emoções ficam abafadas e conflitantes. Adotamos e nos acostumamos a hábitos ruins para nosso corpo, para nossa mente e para nossas relações.

O yoga nos ajuda não só na recuperação das nossas melhores condições como vai além, ensina e capacita a lidar melhor com os desafios e dificuldades cotidianos de modo a reduzir todos esses possíveis danos resultantes.

Aprendemos a nos relacionar melhor com a gente mesmo, com o nosso corpo, com a nossa mente, com nossas emoções e consequentemente aprendemos a nos relacionar melhor com as pessoas e com o meio que nos circunda.

Legado muito além da moda

Yoga é um conjunto de conhecimentos interdisciplinares legados por uma sucessão de mestres que funciona como um mapa sem o qual ficamos a deriva, sofrendo as mazelas da nossa ignorância a respeito de nós mesmos das mais diversas formas.

É claro que nem toda experiência com o yoga se traduz no que foi descrito acima, por vezes o contato com o yoga é superficial e foi justamente pensando em instigar uma busca mais profunda nesse caminho que essa reflexão foi aqui compartilhada.

Caso essa leitura tenha realmente esse poder estimulante, espero que consiga discernir sobre as melhores opções na construção desse trajeto e que colha os resultados certos e necessários para seu crescimento pessoal e espiritual.

Já imaginou praticar yoga do conforto da sua casa ou de onde você estiver, sem a necessidade de perder tempo e/ou dinheiro com o deslocamento, e ainda assim contar com orientação profissional e segurança para a sua prática?

Contamos com o diferencial de aulas online ao vivo e personalizadas conforme as necessidades e os objetivos de cada aluno.

QUERO SABER MAIS

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *