yoga integral

O que é o Yoga Integral?

O Yoga Integral postula a integração completa e dinâmica do ser humano em si mesmo, seu entorno e com o supremo, atuando na essência mais profunda de nosso ser como um centro único de expressão criativa do Supremo.

Podemos dizer que a meta do Yoga Integral é ancorar a perfeição divina no ser humano, divinizando-o a si mesmo e toda a sociedade.

Esta integração, no entanto, ocorre em três níveis diferentes na visão de Sri Aurobindo: uma integração mental, uma integração existencial e uma integração cósmica.

Sri Aurobindo definiu o Yoga Integral no início de 1900 como “um caminho de integração com o Supremo, através do entendimento de que o objetivo é finalmente libertar-se da ignorância e descobrir uma realidade além da mente, uma realidade não só em seu estado espiritual, mas também através da auto-expressão dinâmica do próprio universo ”

Portanto, o Yoga Integral é a síntese e a integração dinâmica de todos os métodos tradicionais de yoga: Raja Yoga, Bhakti Yoga, Karma Yoga, Jñana Yoga e Tantra Yoga.

O Yoga Integral nos ensina que este não é uma “fuga do mundo” ou uma “libertação do sofrimento”, ou uma “conduta puramente pessoal”, mas, com base em realização e na verdadeira libertação, é uma “divinização” capaz de expressar aqui na Terra, através de corpos físicos, uma nova consciência de luz, amor e poder que permanecem em grande parte escondidos nos recônditos de nossa identidade desconhecida.

Não há dúvidas de que para o trabalho do yoga integral ser realizado seja necessário purificar a mente, o corpo energético e o corpo físico, porém deve-se ir mais além, criando mecanismos concretos de transformação não apenas individual, mas também social, global.

Isto nos faz exercitarmos a mente na manutenção de um estado de consciência onde a paz, a calma e a harmonia prevalecem, num coração livre de paixões e emoções violentas que andam destruindo a harmonia necessária para a manifestação do ser, num corpo saudável, forte, ágil e flexível disposto a suportar a alta tensão das energias mais elevadas quando as recebemos.

No Yoga Integral o praticante é convidado a levar tudo o que aprendeu na aula para seu dia a dia, pois a sua própria vida deve tornar-se uma prática de Yoga contínua conforme a célebre frase de Aurobindo: A vida toda é um Yoga.

No Yoga Integral não se busca apenas a libertação transcendente, nirvana ou moksha como em outros caminhos espirituais, mas também a realização do Divino no mundo físico, que deve ser refletida nos níveis pessoal, social, cultural e ecológico. O objetivo do Yoga Integral é a transformação do ser humano por inteiro, nada é deixado para trás.

O objetivo deste yoga não é apenas o da iluminação, mas sim o ancoramento da iluminação na matéria, fazendo descer a supra-consciência na sociedade onde vivemos, alavancando um salto quântico evolutivo para toda a nossa espécie.

Por fim, precisamos deixar claro que não pretendemos inventar um yoga diferente dos inúmeros yogas existentes atualmente em nossa sociedade. Nossa proposta é integrar e resgatar um yoga completo e não fragmentado.

“Enquanto buscarmos as diferenças entre os diversos métodos, estilos ou técnicas de Yoga não haverá progresso. Mas quando percebermos as semelhanças, teremos iniciado então a nossa verdadeira caminhada”.

Fonte: Sociedade Brasileira de Yoga Integral

Já imaginou praticar yoga do conforto da sua casa ou de onde você estiver, sem a necessidade de perder tempo e/ou dinheiro com o deslocamento, e ainda assim contar com orientação profissional e segurança para a sua prática?

Contamos com o diferencial de aulas online ao vivo e personalizadas conforme as necessidades e os objetivos de cada aluno.

QUERO SABER MAIS

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *