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Equilíbrio emocional no trabalho remoto em tempos de crise

O cenário mundial trazido pelo coronavírus só nos traz uma certeza: o mundo será outro quanto tudo isso passar. São diversas as habilidades que precisamos desenvolver para lidarmos com as incertezas e nos reinventarmos. Essas habilidades vão além das necessárias para o trabalho remoto e uso de tecnologia, é preciso começar pelo Equilíbrio Emocional e assim garantir que estaremos prontos para tudo o que vier.

O equilíbrio emocional é a capacidade da mente e do corpo em manter a estabilidade e a flexibilidade em meio a desafios e mudanças nos mais variados aspectos. Esse equilíbrio promove a saúde física e é um pré-requisito para o bem-estar e o crescimento profissional e pessoal. Em outras palavras: manter um estado mental ou emocional equilibrado depende da forma como conduzimos nossos pensamentos e atitudes. Todos nós experimentamos pensamentos e emoções negativas de tempos em tempos, mas manter uma postura neutra e equilibrada é o que nos faz permanecer no controle das situações.

“Equilíbrio emocional é a chave em situações de crise como a que enfrentamos. Compreender o que é equilíbrio emocional e aplicar técnicas para alcançar este equilíbrio é uma estratégia que deve ser implementada com a mesma velocidade do home office. Em resumo, o cuidado com a saúde e emoção devem estar no centro do processo para que pessoas e empresas saiam fortalecidos desta crise”, explica Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa.

Além das técnicas, a tecnologia também é um ponto de atenção. “O trabalho invadiu a sua casa, pessoas que você nunca pensou em convidar para um jantar estão agora compartilhando virtualmente a sua sala de jantar, varanda e outros ambientes da sua casa. Saber utilizar a tecnologia adequadamente contribuirá também com o equilíbrio emocional e diminuição da ansiedade. Neste caso, defina que tipo de comunicação deve acontecer por cada canal, assim você otimiza o seu tempo e o dos outros. Um bom exemplo disso é: se você já enviou um e-mail para tratar um assunto, não precisa enviar um WhatsApp pedindo para a pessoa olhar o e-mail que você enviou. Neste caso seria melhor tratar diretamente por WhatsApp em função da urgência do assunto”.

Ações que geram bem estar à distância

Para a especialista, algumas técnicas simples que devem ser utilizadas no dia a dia sem a necessidade de deslocamento são: alongamento, yoga, meditação e mindfulness. “Sem o uso dessas técnicas, o confinamento e o volume avassalador de uso da tecnologia prejudicam a produtividade e afetam a saúde. São excelentes ações que geram bem estar à distância.

O uso dessas técnicas proporciona clareza de pensamento, principalmente para a liderança, ajudando o líder a entender as emoções das pessoas que fazem parte da sua equipe; melhoram a análise de riscos e tomada de decisões; trazem serenidade para evitar o medo e pânico que são paralisadores; aumentam a criatividade que possibilita a inovação em termos de recálculos de rota profissionais; e melhorias da percepção, permitindo que as pessoas visualizem alternativas e opções para a solução de problemas.

Alongamento – São exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade, além de fazer com que essa mesma maior flexibilidade seja utilizada para gerirmos nossas emoções.

Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem muitos benefícios, como: reduzem as tensões musculares; relaxam o corpo; proporcionam maior consciência corporal; deixam os movimentos mais soltos e leves; previnem lesões; preparam o corpo para atividades físicas; e ativam a circulação.

Yoga – A yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma integrada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem-estar e a disposição, podendo ser praticada em qualquer idade. Para ter todos os benefícios da yoga, são necessários pelo menos três meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.

Meditação – Meditar é expandir a consciência. Os mestres orientais têm como fundamental ensinamento o saber ficar em silêncio  e buscar a sabedoria interior. Pensar sem parar, falar continuamente e ficar todo o tempo fazendo alguma coisa produz ansiedade e nos afasta de nós mesmos. O silêncio desperta a alma, nos conecta com o Universo e o não-fazer nos prepara para o que deve ser feito.

Meditar é focar a mente, deixar as preocupações de lado, viver o aqui e o agora. Durante a meditação, a pessoa se conecta com o campo da pura energia, inteligência e consciência. A meditação diminui a ansiedade, melhora a depressão, melhora as dores crônicas, diminui a frequência cardíaca, controla a pressão arterial e melhora o sono.

Mindfulness – É uma técnica de treinamento para manter a atenção plena, que não procura esvaziar a sua mente de pensamentos; trata-se apenas de prestar atenção nas ações do presente, sem ficar apegado ao passado ou sem se preocupar em excesso com o futuro. Com certeza você já deve ter escutado uma música e por aquele tempo não pensou em mais nada, ou em um momento tranquilo conseguiu sentir todas as notas ao degustar um bom vinho. Isso nada mais é que mindfulness!

“Capacidade de estar presente”, o “estar consciente do que se passa à nossa volta”, “das emoções que vamos sentindo ao longo do dia e do nosso próprio corpo”. O treinamento e aprendizado dessa forma de atenção pode estar atrelado às técnicas de meditação e de outros exercícios, para que possamos estar conscientes nas tomadas de decisões, ou seja, sermos protagonistas. O objetivo dos programas de mindfulness é libertar as pessoas do condicionamento automático. ​

“É importante termos em mente que se não estivermos preparados, seremos deixados para trás. O equilíbrio emocional vai nos ajudar a termos serenidade para nos prepararmos para o futuro que já chegou. Agir com consciência e empatia é sempre a melhor alternativa. O desafio será estarmos abertos a experimentar todas essas tendências. Afinal, já não teremos tempo para resistir, uma vez que a mudança não acontecerá de maneira gradativa, e sim impulsionada pela contingência que atravessamos”.

Adaptado de RH pra Você 

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