yoga em casa yoga online

Aulas de Yoga Online

Olá, tudo bem?

Hoje vou compartilhar com vocês um pouco sobre a minha forma de trabalhar com aulas online de yoga. Mas antes, é importante fazer uma contextualização.

Primeiramente, acho importante dizer que o yoga é para todos. O yoga se popularizou no ocidente através dos ásanas, as posturas, porém elas são apenas uma parte de toda uma filosofia e cosmovisão muito mais ampla, cujo objetivo principal é nos libertar das ilusões e do sofrimento. Isso não acontece do dia pra noite,sendo uma jornada a qual precisamos nos dedicar para observar algum resultado, assim como tudo na vida. Quando nos dedicamos, conseguimos alcançar os nossos objetivos. Como disse Pattabhi Jois: “Pratique e tudo virá”.

Além dos ásanas, as posturas psicofísicas que nos auxiliam a desenvolver a consciência corporal, força, flexibilidade e o estado de presença, existem as técnicas respiratórias, meditativas e de relaxamento, que nos auxiliam a alcançar estados de bem-estar e consciência mais elevados, propiciando o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Em uma outra oportunidade escreverei sobre o Ashtanga Yoga de Patanjali, detalhando cada uma das 8 partes (angas) do Yoga. 

Dito isto, ressalto: o yoga é para todos os seres humanos que buscam ser pessoas melhores, felizes, conscientes, saudáveis e empoderadas, de forma a levar uma vida mais leve, próspera e produtiva, não importando se você tem ou não flexibilidade. Falo sobre a flexibilidade, pois geralmente essa é uma grande barreira que algumas pessoas estabelecem. Todavia, dizer que não pratica yoga, pois não tem flexibilidade equivale a dizer que não vai tomar banho, porque está sujo. Com a prática regular, adquirimos aos poucos a flexibilidade física, mental e muitos outros benefícios. 

Um bom professor sempre irá respeitar os limites do aluno e adaptar a prática para aquele aluno, e não o contrário. E assim, a evolução, sobretudo em relação às posturas, acontece de forma gradual e saudável, lembrando que não há um ideal a ser conquistado a qualquer custo. Cada um pratica dentro de suas condições. Cada corpo tem uma história e essa deve ser sempre levada em consideração. 

E o que tudo isso tem a ver com as aulas de yoga online? Explico a seguir.

A princípio, pode parecer que as aulas online são muito impessoais, generalistas, perigosas talvez, pois não há uma orientação presencial, e no caso de aulas gravadas não há do outro lado um professor observando e fazendo ajustes necessários nas técnicas apresentadas. 

Contudo, é possível sim praticar yoga online sem abrir mão da segurança e de orientações adequadas, caso as aulas sejam realizadas ao vivo, justamente a modalidade em que atuo online. Dessa forma, a prática é personalizada e totalmente voltada aos objetivos e necessidades do aluno. Além disso, existem os benefícios quanto a flexibilidade de horários – caso você tenha uma agenda muito cheia, ganho de tempo que seria perdido em um deslocamento.

Então, se você busca ter mais qualidade de vida e equilíbrio na sua rotina, te convido a refletir sobre como o yoga pode te ajudar se dando uma chance para iniciar ou retomar a sua prática pessoal. Temos o poder de mudar as nossas realidades e só nós podemos fazer isso por nós mesmos. É preciso sair um pouco do automático, livrar-se dos excessos e se permitir desacelerar sem sentir culpa por isso. Priorize a si mesmo, com autocuidado, autocompaixão e amor próprio. 

Eu posso te auxiliar nesse percurso, seja de forma presencial, em Braga e região, ou então na modalidade online, para a qual não há barreiras geográficas. Sempre é tempo de começar a cumprir as metas estabelecidas no início do ano.

Com carinho,

Isabela

Já imaginou praticar yoga do conforto da sua casa ou de onde você estiver, sem a necessidade de perder tempo e/ou dinheiro com o deslocamento, e ainda assim contar com orientação profissional e segurança para a sua prática?

Contamos com o diferencial de aulas online ao vivo e personalizadas conforme as necessidades e os objetivos de cada aluno.

QUERO SABER MAIS

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *