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A importância da resposta de relaxamento

Atualmente, vivemos um período desafiador em todos os sentidos, o que muito facilmente desencadeia tensões, ansiedade, irritabilidade e agitação mental, que podem levar também à distúrbios fisiológicos como pressão alta, arritmias cardíacas, insônia e outros.

Por isso, compartilho hoje trechos do livro Medicina Espiritual, o Poder Essencial da Cura, do autor Herbert Benson, especialmente para mostrar que podemos reverter esse quadro com a resposta de relaxamento, que pode ser alcançada através do yoga, da meditação, e outras técnicas.

“Os budistas tem um termo excelente para qualificar nossa agitação mental caótica. Traduzido literalmente, papañca significa “mente de macaco”. Como os macacos que saltam de galho em galho, nossas mentes muitas vezes pulam de pensamento para pensamento sem fazer nenhuma pausa.

Quando temos uma mente de macaco, a atividade excessiva do cérebro sobrecarrega o sistema, tornando difícil a concentração, o aprendizado de coisas novas e o sono.

Como os músculos são constantemente instruídos a reagir desse modo, finalmente se habituam a esta situação e não apenas quando há tensão. Esta tensão muscular envia sinais ao cérebro sobre seu sofrimento, eternizando um ciclo vicioso de mobilização física, sem possibilidade de alívio à vista. Essa é a resposta de luta ou fuga do nosso cérebro, rapidamente mobilizada.

Já a resposta de relaxamento não é mobilizada com tanta rapidez. Tampouco ela se apresenta, na vida moderna, sem ser chamada, embora muitos de nós provavelmente já tenhamos ativado a resposta de relaxamento sem sabermos. Nossos ancestrais inconscientemente evocam a resposta de relaxamento com maior frequência porque muitas vezes contemplavam o pôr do sol e o horizonte (…) mas mesmo que fosse mais comum para os nossos ancestrais desfrutar da solidão silenciosa e ininterruptamente, mantemos a capacidade de evocar e colher as mesmas recompensas que eles da resposta de relaxamento.

Fonte: Benson, Herbert. Medicina Espiritual. O Poder Essencial da Cura, 1998, cap. 6, p. 115.

Quando nos concentramos por algum tempo, repelindo suavemente quaisquer pensamentos intrusos, nossa mente e nosso corpo subitamente tornam-se um hotel cinco estrelas no qual todos os serviços são especialmente destinados a aliviar os efeitos nocivos da tensão, que surgem sempre que pensamentos e preocupações cotidianos são postos de lado.

As etapas para evocar a resposta de relaxamento não são necessariamente difíceis ou raras. Para desfrutar da resposta de relaxamento, tanto de seus efeitos calmantes de curto prazo quanto de sua contribuição duradoura, há diversas técnicas a disposição, como meditação, orações, relaxamento muscular progressivo, exercícios respiratórios, yoga e outras.

Independente da técnica ou foco escolhido, a resposta de relaxamento e o bem-estar serão evocados se seguirmos duas etapas essenciais: a repetição de um foco e a desconsideração passiva de pensamentos que interferem, voltando ao foco.”

Onde está o seu foco? Como você ativa a sua resposta de relaxamento?

Referência: Benson, H. Medicina Espiritual. O Poder Essencial da Cura, 1998. Editora Campus.

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